O livro de Naconecy, tema de entrevista no Radar Paulista
O cirurgião-dentista e perito odontólogo do Programa de Assistência à Saúde do Servidor do Banco Central há 15 anos, autor do livro “Cirurgião-dentista: Guia A-Z de Sobrevivência na Era dos Planos de Saúde”, Clóvis Naconecy, concedeu entrevista para este blogueiro no Programa Radar Paulista, na Trianon, Universal de Santos e pelo site http://www.trianonam.com.br/ (11-01-2011).
Segundo Naconecy, os profissionais de Odontologia não podem perder o contato com a universidade, pois ali, o conhecimento é ampliado de maneira constante, e com isso, ele pode estar permanentemente atualizado. Participar de grupos de estudos de aperfeiçoamento também foi outra dica do cirurgião-dentista.
"O Brasil possui 11% dos dentistas do mundo", afirmou Clóvis Naconecy. E a concorrência é saudável no País? É a pergunta. "É saudável, porque os profissionais da área precisam estar sempre focados em seu desenvolvimento. E isso é bom para os pacientes, que contam com serviços cada vez melhores".
Ele acredita também, que apesar de não haver nenhum estudo a esse respeito, que a grande maioria dos dentistas possui consultório próprio. Uma das especialidades mais promissoras, em sua opinião, é a estética, "por conta do momento atual, em que as pessoas se espelham cada vez mais em artistas de tevê e personalidades do mundo das artes e da moda, com aquele sorriso cinematográfico", como o clareamento dentário, por exemplo. Segundo ele, "trata-se da coqueluche atual". Os implantes dentários também são outra especialidade muito em voga, assim como a odontogeriatria.
No que diz respeito aos convênios odontológicos, o cirurgião-dentista explicou que é importante para os recém-formados, em seus consultórios, fazerem parte de uma associação que tenha esse foco. "Caso não faça parte de algum convênio, o profissional corre o risco de ficar contando pernilongo ao longo dos dias de trabalho". Aliás, não é fácil fazer parte dos bons convênios em geral, de acordo com ele. "Essas entidades também têm critérios rigorosos para escolha dos dentistas".
Como dicas a clientes que pretendem escolher um bom dentista, Clóvis Naconecy ressaltou que as indicações de amigos e familiares são sempre muito valiosas. Além disso, ao chegar a um consultório, o paciente precisa observar se as condições do local estão dentro da mais perfeita ordem e higiene, pois afinal de contas, é a sua saúde bucal que está em jogo."Só irão sobreviver os bons profissionais, atualizados e bem informados acerca de suas áreas de atuação", explicou Naconecy. Ao longo do livro, o cirurgião-dentista entrevistou 50 especialistas renomados da área, e uma das lições que eles passam é justamente o fato de não perderem a ligação com a faculdade, com associações de estudos, cursos e atividades extras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário