Entrevistado, ao vivo, por este blogueiro no programa Radar Paulista (04-01-11), o morador do Complexo do Alemão há 15 anos, Ivanildo Francisco da Silva, disse nunca ter vivido dias tão felizes. A retirada dos traficantes e a presença da polícia no local, desde a operação que culminou com a saída dos bandidos dali, fizeram toda a diferença.
Hoje, ele pode pensar, inclusive, em modificar seu imóvel, ampliá-lo, e assim, valorizar a casa e o bairro. "As perspectivas para 2011 são as melhores possíveis", disse. "Além disso, o clima ficou muito positivo entre as pessoas. Você sai nas ruas e percebe um semblante de alegria. Melhorou a auto-estima de todo mundo".
No dia da entrevista, os moradores do Complexo ficaram sabendo da morte do soldado Irving Martins dos Santos. Familiares do rapaz reclaram de informações desencontradas, fornecidas pelo Exército, a respeito de um disparo acidental que teria atingido o militar. "Para nós, a informação que chegou é de que foi realmente um tiro acidental, disparado em meio a um treinamento deles", disse Ivanildo. "Mas, até o momento, isso não abalou a confiança dos moradores".
Quanto à influência dos traficantes por lá, Ivanildo afirmou que hoje não há a menor possibilidade disso acontecer. "Eles estão totalmente sem ligações, o que inviabiliza qualquer ação a ser tomada pelos criminosos". Em termos de ações positivas, ele registrou o fato de que dois traficantes teriam se entregado à polícia, quando das operações no morro. "Pais e familiares dos traficantes os convenceram a se entregar, para que conseguissem um abrandamento da pena", explicou.
Supostos abusos que teriam sido cometidos por policiais também foram comentados por ele. Ivanildo, que é radialista dentro do Complexo, ressaltou que houve, no início das atividades da PM e do Exército, algumas ações mais duras. Porém, foi só nesse período. Em seguida, tudo se acalmou, e a paz é reinante por ali no momento.
Complexo do Alemão vive dias de paz, conforme Ivanildo