Cidadão Kane - Até que ponto a mídia é confiável, ou em que momentos ela traduz o pensamento de seus principais "chefões"? Ou, qual o limite entre criador e criatura? Enfim, são questões a serem debatidas interminavelmente neste filme, que sempre entra nas principais listas de cinema do mundo. Mas que até hoje deixa uma série de lacunas. E daí talvez venha o sucesso retumbante de "Cidadão Kane".
Charles Kane ainda garoto: "Rosebud" começa aqui
Sinopse: O poderoso Charles Foster Kane morre após pronunciar a enigmática palavra "Rosebud". E este é o ponto de partida do filme: um jornalista tenta descobrir quem ou o que é "Rosebud" e, para isso, vai entrevistar várias pessoas que conviveram com o magnata. Assim, a história vai sendo contada: dono de uma grande fortuna, Kane investe milhões de dólares num jornal diário e torna-se o maior magnata da imprensa norte-americana, manipulando o que publica de acordo com seus interesses. Casa-se com a sobrinha do Presidente da República, derrota os jornais concorrentes e candidata-se a governador. Depois de uma vida de poder, escândalos e tragédia, morre só. A história foi inspirada na vida de William Randolph Hearst, rico editor americano, ou pelo menos em lendas que o cercam. Quando Welles filmou Cidadão Kane tinha apenas 25 anos, mas fez um dos filmes mais importantes da história do cinema. A narrativa, a fotografia e a edição influenciaram muitos filmes, tornando-se um marco no desenvolvimento da linguagem cinematográfica.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Joseph Cotten, Everett Sloane, Agens Moorehead, Ray Collins, George Coulouris.
Produção: Orson Welles
Roteiro: Orson Welles e Herman Manckiew
Fotografia: Gregg Toland
Trilha Sonora: Bernard Herrmann
Duração: 119 min.
Ano: 1941
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Preto e Branco
Distribuidora: Não definida
Amadeus - Quando se assiste a um filme como Amadeus, parece que o mundo para naquele instante, para que se possa observar as várias facetas do ser humano corrompível e abominável. Ao mesmo tempo em que questionamos os motivos de alguns terem talento de sobra (ou será loucura?), como era o caso de Mozart. E ele usa seu talento com uma naturalidade fora do comum. Já os invejosos ficam à espreita de sua queda, para sentirem o mínimo de valor por suas vidas.
Tom Hulce, numa interpretação exuberante do gênio
Sinopse: Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar o artista, que era um jovem irreverente, mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Milos Forman
Elenco: F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge, Simon Callow, Roy Dotrice, Christine Ebersole, Jeffrey Jones, Cynthia Nixon.
Produção: Saul Zaentz
Roteiro: Peter Shaffer
Fotografia: Miroslav Ondrícek
Trilha Sonora: Wolfgang Amadeus Mozart, Giovanni Battista Pergolesi, Chris Newman
Duração: 160 min.
Ano: 1984
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Ghandi - A luta de um homem para tornar a Índia independente da Inglaterra é o mote de "Gandhi", que entra na minha galeria dos grandes filmes. Não só pela produção majestosa, como pela história de vida desse líder espiritual, que nos mostra, de forma inesquecível, como nascem e se fazem grandes personalidades. Nada é por acaso. Tudo é conquistado com muita luta, suor, lágrimas, e às vezes, vidas.
Ghandi: líder espiritual de suor, sangue e lágrimas
Sinopse: Cinebiografia de Mohandas K. Gandhi, mostrando desde sua fase como pequeno advogado até o grande líder espiritual da Índia, que conquistou fama mundial através de seus protestos utilizando a filosofia da não-violência. Vencedor de 8 Oscar, incluindo melhor ator para Ben Kingsley, melhor diretor para Richard Attenborough e melhor filme.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Richard Attenborough
Elenco: Ben Kingsley, Candice Bergen, Edward Fox, John Gielgud, Trevor Howard, Martin Sheen, Daniel Day-Lewis
Produção: Richard Attenborough, Terence A. Clegg, Michael Stanley-Evans
Roteiro: Robert Bolt, John Briley
Fotografia: Ronnie Taylor, Billy Williams
Trilha Sonora: George Fenton, Ravi Shankar
Duração: 195 min.
Ano: 1982
País: Inglaterra / Índia
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Columbia